EPCOT




Hoje em dia chamamos apenas de EPCOT, mas orginalmente era chamado de EPCOT Center. A sigla EPCOT significa Experimental Prototype of Community of Tomorrow (Protótipo experimental da comunidade do amanhã). Neste parque podemos dar a volta ao mundo em apenas um dia, e ainda ver como a tecnologia tem mudado o mundo e como irá impactar o planeta no futuro. E ainda se divertir bastante !

A idéia inicial de Walt Disney era realmente fazer uma comunidade do amanhã, onde as novas tecnologias seriam sempre implementadas e todas as culturas conviveriam harmonicamente. Infelizmente o projeto não foi adiante (principalmente por causa da morte de tio Walt), e durante alguns anos este projeto ficou apenas no papel - ou na maquete - já que não se sabia extamente o que fazer. Haviam duas diretrizes a serem seguidas, uma era fazer um parque temático educativo e a outra, dar continuidade ao projeto de uma grande nação mundial. Finalmente eles decidiram unir os dois projetos, e o EPCOT nasceu!

Maquete do projeto original do EPCOT
Este foi o segundo parque do complexo a ser inaugurado, em 01 de outubro de 1982, e tem o dobro do tamanho do Magic Kingdom! É um parque bem grande, não apenas pelo tamanho mas pela quantidade de atrações e lugares para ver! Conseguimos visitar o parque todo em um dia, mas é bom chegar cedo para ir logo nas atrações de Future World e depois ir visitar a área dos países, já que lá não tem muitas filas.

Como acabei de falar, este parque é dividido em duas grandes áreas, o Future World e o World Showcase. Como é muito assunto para colocar em apenas um post, vamos falar aqui dessas duas áreas de forma geral, e em outros posts falo sobre as atrações de cada um!

No Future World estão as atrações relacionadas à tecnologia e ao futuro, distribuídas em pavilhões. E em cada pavilhão vemos um tema relacionado à tecnologia e cuidado com o meio ambiente, tem desde os oceanos até teste de carros. Os pavilhões e suas atrações são:

The Seas With Nemo and Friends
 - Sea Base Alpha
- Turtle Talk - Starring Crush
- Mr. Ray's Lagoon
- Bruce's Sub House
- The Manatee Exhibit

The Land
- Soarin'
- Living with the Land
- Circle of Life: An environmental fable

Imagination!
- Captain EO
- Journey to Imagination with Figment
- ImageWorks

Innoventions (dividido em dois prédios, o East (Leste) e West (Oeste)
East :
          - Environmentally Corner
          - Test the Limits Lab
          - Kim Possible Showcase Lab
          - StormStruck
          - Don't Waste it
          - Sum of All Thrills
West :
          - Smarter Planet
          - SlapStick Studios
          - Rockin' Robots
          - Video game Playground
          - Segway Central
          - Where's The Fire?
          - Kim Possible Showcase Lab
          - The Great Piggy Bank Adventure

Universe of Energy
- Universe of Energy

Mission Space
- Mission Space
- Advanced Training Lab

Test Track

- Test Track
- See GM concept cars

Spaceship Earth
- Spaceship Earth
- Leave a Legacy


O World Showcase é uma idéia da Disney para uma feira do mundo, onde podemos encontrar ítens de vários países e culturas, aqui, os funcionários de cada pavilhão realmente são daquele país, o que torna a experiência ainda mais real. No total são 11 pavilhões (o último a ser inaugurado foi o da Noruega, em 1988), e diferente dos outros parques e da outra parte do EPCOT, no World Showcase não encontramos atrações radicais, aqui o objetivo é educar sobre as diferentes culturas do mundo, onde cada país oferece o que há de melhor em comida, artesanato e entretenimento.
Em alguns pavilhões há atrações onde podemos conhecer ainda mais a cultura ou algumas paisagens daquele país. Em todos tem restaurantes, alguns apenas fast-food, outros à la carte, no qual podemos experimentar pratos típicos daquele país! Os países são:

Mexico
 - Gran Fiesta Tour Starring the Three Caballeros
Norway (Noruega)
- Maelstrom
China
- Reflections of China
Germany (Alemanha)
Italy (Itália)
America (Estados Unidos da América)
- The American Adventure
Japan (Japão)
Morocco (Marrocos)
France
(França)
- Impressions de France
United Kingdom (Reino Unido)
Canada

- O Canada

No final do dia, acontece o Illuminations - Reflections of Earth, na lagoa que fica no centro do World Showcase. Com música, fogos de artifício, lasers, fogo, e um globo mágico que dança e traz imagens para o show. Imperdível e emocionante! Uns 30 minutos antes do horário previsto para o show já fique próximo à lagoa, para conseguir ver todo o espetáculo de perto.Mas nào se preocupe, que dá para ver bem de qualquer lugar.


Os horários do EPCOT não mudam muito, normalmente o Future World abre às 9:00hrs e o World Showcasa às 11:00hrs. Ótimo para começar o dia nas atrações do futuro e na hora do almoço seguir para os países, terminando o dia com o Illuminations. Ah! Esse é o parque mais frio (acho que por causa da lagoa), então não esqueçam de levar um agasalho a mais, principalmente se forem ficar até de noite.

Aqui um vídeo mostrando um dia no EPCOT:

Comentários