O Que Podemos Trazer?

Já falamos aqui sobre os ítens que podemos trazer dos EUA quais são isentos de taxa, assim como os que devemos pagar a taxa de importação.

Recentemente a Receita Federal disponibilizou o novo método para declaração de bens, a Declaração Eletrônica de Bens de Viajante. Através dele já fazemos a declaração e o pagamento da taxa. Conheça aqui os aplicativos da receita para os viajantes.

Aqui um vídeo explicando o que podemos trazer, o que não deve ser taxado, etc.


É importante que a gente cumpra com nosso dever de cidadão, mas também devemos exigir nossos direitos. Ultimamente tenho visto vários relatos de abuso dos fiscais da Receita. Estão taxando todos os bens, como se não tivéssemos direito aos bens pessoais e tratando os clientes (sim, somos clientes de todos os setores públicos, e devemos ser tratados como tal) sem respeito algum - afinal, quem se sente confortável tendo suas roupas íntimas espalhadas em uma bancada e sua mala revirada na frente de todos?

Na hora de viajar, saiba os seus direitos, e se por acaso encontrar algum desses fiscais na volta, argumentem e em último caso, anote o nome completo do agente, do seu superior ou delegado e se dirijam à Promotoria de Justiça da Cidadania para relatar o acontecido. Se de fato seus direitos estiverem sido violados, exija sua indenização. Cidadania também é fiscalizar e exigir os nossos direitos!




Comentários